Biografia

Começou sua carreira musical aos 13 anos, tocando guitarra. Tocou em bandas do interior de São Paulo, como “Sua Mãe Também” e “Space Ace”.

Aos 18 anos ingressou no curso de Música da Universidade do Sagrado Coração (USC) e se tornou bacharel em guitarra.

Entre 2009 e 2010, deixou as cordas distorcidas para se dedicar à melódica flauta transversal no Conservatório de Tatuí. Lá cursou MPB/Jazz e se formou em Flauta/Choro.

Já em São Paulo, cursou Produção Musical na Synthex e Trilha Sonora e Produção Musical na Escola São Paulo.

Foi um dos criadores do Grupo Choro Fino, que já se apresentou nos projetos Tom Natural, em Sorocaba; Virada Cultural, em São José do Rio Preto; Revirada Cultural, em Bauru; Chorinho no Aquário, em Santos, além de ter feito centenas de outras apresentações em Sescs e bares do Brasil inteiro. Em 2011, seu grupo Choro Fino foi um dos selecionados no Mapa Cultural Paulista para a gravação de um CD de compositores paulistas.

Em 2010, idealizou o Projeto Música Instrumental de Bauru, contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Lançou, em 2013, o CD Ivan Melillo e Grupo, somente com composições próprias.

Ainda em São Paulo, idealizou e participou de vários grupos de choro, como Gente do Centro, Regional do Babeche, Pauliceia Samba&Choro, Choro Marginal, Cello Choro, Choristas da Capital, entre outros. O Choro Marginal gravou três CDs entre 2014 e 2018, com duas produções inteiras de Ivan Melillo (Choro Marginal, De Metrô em Metrô e Circulando na Linha). Esse grupo vendeu mais de 10 mil copias, de forma totalmente independente.

Fez parte do grupo de choro da Emesp, com direção de Edmilson Capeluppi, em 2015/16.

Em 2020, foi vencedor do prêmio de Melhor composição no Festival de música da Rádio MEC, na categoria música instrumental, com “La Ciba, no te quiero más”.

Atualmente, dedica-se ao seu selo musical “Atotô Label”, cujo objetivo é lançar nas plataformas digitais o trabalho de colegas de profissão e produções próprias. A coleção “Feijoada”, por exemplo, reúne um repertório extenso de choro, em diversos instrumentos.